História
Nossa História:
A Igreja Presbiteriana Maanaim funcionou como congregação durante 9 (nove) anos. Ela é o resultado da junção de duas outras congregações que a Igreja Presbiteriana de Natal/IPN mantinha, uma no bairro Capim Macio/Natal e a outra em Nova Parnamirim/Parnamirim.
Na primeira reunião após a junção dessas congregações surgiu o nome Maanaim como uma alusão à presença de Deus gerando comunhão, segurança e paz. As primeiras reuniões se deram na residência de alguns irmãos que faziam parte do grupo inicial. O trabalho começou a se expandir e logo foi necessário ir para um lugar maior, e assim a congregação começou a se reunir na academia de dois irmãos chamados Laurentino e Mônica.
Em menos de 3 (três) anos após a junção, a congregação alugou o local no qual hoje se reúne a igreja, e pouco tempo depois a Igreja Presbiteriana de Natal comprou o terreno, a fim de que nele fosse definitivamente plantada mais uma Igreja Presbiteriana do Brasil em terras potiguares. Nos 9 (nove) anos como congregação a Maanaim foi pastoreada por 3 pastores. Sendo o primeiro o Rev. Enoque José de Araujo Junior que a pastoreou nos seus primeiros 03 (três) anos de existência, o segundo pastor foi o Rev. Carlos Eduardo Ferreira que a pastoreou também por 03 (três) anos e por fim, o último pastor a pastoreá-la em seu período de congregação foi o Rev. Juliano Santana Quinto Soares, que continua a pastoreá-la até hoje.
Durante esse tempo de vida inúmeros irmãos foram usados por Deus para fortalecer e tocar o trabalho e seria indelicado citar alguns e omitir outros, por esta razão nos deteremos, neste breve histórico, a rogar as mais ricas e preciosas bênçãos do Senhor sobre a vida de todos os amados irmãos que dedicaram seu tempo e amor para expandir as fronteiras do Evangelho por meio da existência da Maanaim.
Em 31 de Outubro de 2013 foi organizada a Igreja Presbiteriana Maanaim, dia em que se comemora a reforma protestante. Em 2017, como um ato de fé, a igreja demoliu a estrutura antiga e iniciou a construção do templo atual. Deus, com seu amor e fidelidade, tem feito a obra avançar e tem nos feito cumprir cada etapa proposta.
Em Março de 2020 o Brasil se deparou com a pandemia da COVID-19, houve proibição quanto à livre circulação nas ruas, a imposição de quarentena em todo o solo brasileiro, igrejas precisaram ser fechadas e muitas dúvidas sobre como esse momento seria superado pairavam no ar. Apesar de todo esse desafio Deus nos deu estratégias e recursos para que os cultos pudessem continuar acontecendo de maneira virtual, reflexões bíblicas pudessem ser transmitidas todas as noites das 20 às 21h, primeiro pelo Instagram e depois pelo Youtube. Epístolas inteiras foram estudadas, o livro de Jó também, os Salmos de Romagem, as parábolas de Jesus entre outros. Enfim, apesar da crise Deus nos fez crescer!
Nesses quase 11 (onze) anos como igreja organizada Deus nos tem sustentado, capacitando os que já fazem parte da igreja e trazendo mais pessoas para fortalecer as fileiras da fé. Em Mateus 28: 19-20 Jesus ordena à igreja: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”, sem sombra de dúvidas, a Maanaim é resultado do “ide” determinado por Jesus e estamos certos de que o Senhor da obra continuará nos abençoando como igreja para que o anunciemos a outros mais! Nossa igreja pode dizer com muita alegria: “Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.”! (Salmos 126:3)